quinta-feira, 29 de maio de 2014

Manifesto Crespo ganha o "Prêmio Lélia Gonzalez - Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras"!

Em parceria com a UPM - União Popular de Mulheres do Campo Limpo, o projeto Tecendo e Trançando Arte realizado pelo coletivo Manifesto Crespo, ganhou o Prêmio Lélia Gonzalez realizado pela SPM - Secretaria de Política para as Mulheres em parceria com a SEPPIR - Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial. A entrega do prêmio ocorreu no dia 22 de maio de 2014 em Brasília. 


As ministras Eleonora Menicucci (SPM) e Luiza Bairros (Seppir) participam da cerimônia de premiação

Lúcia Udemezue e Thays Quadros recebendo o Prêmio Lélia Gonzalez pelo coletivo
 Manifesto Crespo e União Popular de Mulheres.

No mesmo dia da entrega do Prêmio foi realizado o Seminário "O Feminismo Negro e o Pensamento de Lélia Gonzales". O pensamento da antropóloga e ativista afro-brasileira Lélia Gonzalez, que nomeia o Prêmio, foi discutido em seminário como parte das ações do prêmio, e teve o objetivo de difundir o feminismo negro a partir da contribuição teórica de Lélia, além de oferecer subsídios às organizações na execução dos projetos premiados.


Segundo Lúcia Udemezue, membro do coletivo Manifesto Crespo o encontro de mulheres negras de organizações de diversas regiões do país foi muito emocionante e importante para fortalecer o trabalho no combate ao racismo e do machismo, assim como todas as práticas de intolerância. Foi um encontro intergeracional histórico onde foi possível conhecer a trajetória da Lélia Gonzalez e de muitas ativistas e pesquisadoras que estavam ali presentes.





Lélia Gonzalez – A nomenclatura do prêmio é uma homenagem a Lélia Gonzalez (1935-1994), cujo legado é fonte permanente de inspiração para diversas ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo, além de iniciativas que visam ampliar a participação política das mulheres. Destinado exclusivamente às organizações não governamentais (ONGs) e às redes de mulheres negras, o Prêmio Lélia Gonzalez é promovido pela Seppir e pela SPM.

Conheça mais acessando> http://www.leliagonzalez.org.br/

Fonte: SPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: as imagens acima são fruto de pesquisa e difusão das imagens, sempre que possível creditando e notificando o autor da mesma. Se você é o autor ou o retratado em alguma das imagens, por favor informe-nos.