sexta-feira, 7 de março de 2014

O cabelo crespo em livros infantis (parte 1)

Essa postagem pretende trazer um apanhado de livros infantis ou infanto-juvenis que tratam de alguma forma sobre o cabelo crespo. São títulos que fazem parte da nossa pesquisa e também do nosso trabalho com crianças. E para introduzirmos esse assunto, cabe uma citação de Mia Couto sobre a África:
"Este Continente é, ao mesmo tempo, muitos continentes. A cultura africana não é uma única, mas uma rede multicultural em contínua construção."
A construção de identidade se inicia desde muito cedo e passa pela compreensão dos fatores do dia a dia, reconhecimento de características locais e familiares, comparação e referências. Infelizmente é um fato que a mídia brasileira ainda apresente o negro de forma estereotipada (quando apresenta), reforçando diariamente o racismo nosso de cada dia. E nesse ponto, ressaltamos a importância de ofertar às crianças negras a possibilidade de verem-se representadas em obras da literatura, teatro, cinema, entre outras artes.

Existe atualmente, muitas obras brasileiras que fazem alusão à África ou à cultura afrobrasileira, outras tantas com os estereótipos que lutamos diariamente para que não sejam continuados. Parte dessa produção, deve-se ao fato de que em 2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi alterada após a lei federal nº 10.639 ter sido decretada, sendo assim obrigatório o ensino e a transmissão da cultura africana e afrobrasileira nas escolas públicas e privadas do país. É muito simples perceber que, mesmo com a lei decretada para todo território nacional, o ensino e a transmissão das culturas afrobrasileira e africana é mínimo e, quando realizado, os professores não possuem instrução correta para iniciar os estudos. O mesmo pode-se observar a respeito da cultura indígena. Com isso, muito se perde e muita informação transmitida passa a permanecer equivocada, incompleta, ou aquela questão do "básico" que estamos acostumadas na maioria das escolas públicas.

Por isso, a transmissão de histórias, estéticas e saberes das culturas afrobrasileira e africana é imprescindível para que as nossas crianças tenham referencial para sua construção de identidade e significados. Acreditamos que devemos estabelecer uma base para elas, já que atualmente o diálogo é muito mais abrangente e pode chegar a distâncias inimagináveis com o poder da cibercultura.

Nesta publicação, separamos alguns livros infanto-juvenis, relacionando a juventude e os cabelos crespos, com histórias divertidas e educativas, que podem auxiliar no reconhecimento da nossa identidade. Confira aqui a nossa primeira seleção da pesquisa dos livros!


  • Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado)
    A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muitos debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.



  • O Cabelo de Lelê (Valéria Belém)
    Lelê é uma linda menininha negra, que não gosta do seu cabelo cheio de cachinhos. Um dia, através de um fantástico livro, começa a entender melhor a origem de seu cabelo e, assim, passa a valorizar o seu tipo de beleza.





  • Valentina (Global Editora)
    Escrito por Márcio Vassalo e ilustrado por Suppa
    Valentina morava num castelo, logo depois do mais longe de tudo. Só quem chegava perto dela é que via que a princesa tinha orelha de abano para escutar o cochicho de nuvem e perna comprida para pular pensamento. O riso da Valentina esparramava pelo rosto que nem gato espreguiçado. E ela tinha uns óculos espichados, que ficavam ali, na frente dos olhos, feito guarda-sóis transparentes. Mas ninguém explicava direito para a Valentina onde é que ficava esse tal de Tudo. Até que, um dia, ela foi conhecer Tudo de perto.





E você, sabe de algum livro que trata dos cabelos crespos para as nossas crianças? Compartilhe com a gente! Nossa página do Facebook é mantida com informações e também nos aproxima das discussões e indagações que surgem, vamos nos comunicar! :)


Publicado por Manifesto Crespo, escrito por Nina e Nênis Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: as imagens acima são fruto de pesquisa e difusão das imagens, sempre que possível creditando e notificando o autor da mesma. Se você é o autor ou o retratado em alguma das imagens, por favor informe-nos.